quarta-feira, 27 de junho de 2012

COLÉGIO ATHENA visita o Teatro Municipal de São Paulo em seu aniversário Glorioso de 100 anos - 2011


O Theatro Municipal de São Paulo nasceu embalando os sonhos de uma cidade que crescia com a indústria e o café e que nada queria dever aos grandes centros culturais do mundo no início do Século XX. Como em 1898 a cidade perdera para um incêndio o Teatro São José, palco das suas principais manifestações artísticas, tornava-se imperativo construir um espaço à altura das grandes companhias estrangeiras.
O arquiteto Ramos de Azevedo e os italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi iniciaram a construção em 1903 e, em 12 de Setembro de 1911
Francisco de Paula Ramos de Azevedo (São Paulo – SP 1851 – Guarujá – SP 1928). Engenheiro, Arquiteto, Administrador, Empreendedor e Professor.
o Theatro Municipal foi aberto ante de uma multidão de 20 mil pessoas, que se acotovelava às suas portas. São Paulo se integrava, então, ao roteiro internacional dos grandes espetáculos.
Inauguração do Teatro Municipal – 09/11/1911
Pelo palco do Theatro Municipal passaram nomes como Maria Callas, Enrico Caruso, Arturo Toscanini, Claudio Arau, Arthur Rubinstein, Ana Pawlova, Nijinsky, Isadora Duncan, Nureyev, Margot Fonteyn, Baryshnikov, Duke Ellington, Ella Fitzgerald.
Tantos nomes, tantos espetáculos e ainda o cenário do movimento que promoveu uma grande transformação cultural no Brasil: a "Semana de Arte Moderna de 22".
A construção do Theatro Municipal foi considerada arrojada para a época: recebeu influência da Ópera de Paris e sua arquitetura exterior tem traços renascentistas barrocos do século XVII. Em seu interior, muitas obras de arte: bustos, bronzes, medalhões, paredes decoradas, cristais, colunas neoclássicas, vitrais, mosaicos e mármores garantem um banquete para os olhos do espectador mais atento.
Duas grandes obras marcaram as mudanças e renovações no Theatro: a primeira, em 1954, criou novos pavimentos para ampliar os camarins, reduziu os camarotes e instalou o órgão G. Tamburini; a segunda, de 1986 a 1991, restaurou o prédio e implementou estruturas e equipamentos mais modernos.


Para celebrar o Centenário, em 12 de Setembro de 2011, o Theatro Municipal de São Paulo sofreu a terceira obra, esta bem mais complexa que as demais, por restaurar todo o edifício e modernizar o palco.


Para tal, as fachadas e a ala nobre foram restauradas, 14.262 vidros que compõem os conjuntos de vitrais recuperados, as pinturas decorativas resgatadas com base em fotos antigas e o palco foi equipado com os mais modernos mecanismos cênicos.


O Theatro Municipal de São Paulo passou de departamento da Secretaria Municipal de Cultura à Fundação pública de Direito público em 27 de maio de 2011, o que confere maior agilidade e autonomia à gestão.

O corpo artístico do Theatro Municipal de São Paulo é composto pela Orquestra Sinfônica Municipal, Orquestra Experimental de Repertório, Balé da Cidade de São Paulo, Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, Coral Lírico (· Prêmio APCA de Melhor Conjunto Coral (1996) e o 
 Prêmio Carlos Gomes, da Secretaria de Estado da Cultura, na categoria Ópera.), Coral Paulistano e as Escolas de Dança e de Música de São Paulo.

Museu do Theatro Municipal
Inaugurado em 11 de outubro de 1983, o Museu do Theatro Municipal de São Paulo 

destina-se a coletar e preservar objetos, documentos, gravações e reportagens pertinentes à trajetória do Teatro. 

O Museu guarda a história artística e social do Theatro, parte dela apresentada em uma exposição de longa duração; também são organizadas exposições temporárias sobre temas referentes à sua arquitetura, espetáculos e mostras informativas de curta duração, paralelas a alguns dos eventos que se realizam no Municipal. 

O acervo do Museu é composto por material documental, biblioteca especializada, arquivo fotográfico, audiovisual e recortes de jornais; aberto à consulta pública, é importante local de pesquisa aos que buscam melhor conhecer a vida cultural da cidade.
A Ação Educativa do Municipal realiza visitas monitoradas regulares ao Museu do Theatro e estabelece intercâmbio cultural com entidades congêneres; nos roteiros desenvolvidos a diferentes perfis de público, os monitores levam ao público informações sobre patrimônio e acontecimentos históricos decorridos no interior do Theatro Municipal em seus 100 anos.

VÍDEO COM FOTOS DA EXCURSÃO COM OS ALUNOS DOS 5º E 6º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO ATHENA.
COM O
PROFESSOR ELIANDRO
PROFESSORA BIANCA
E
DIRETORA DINHA