NEOLÍTICO
É o período da Pré-História que começa em 8000 a.C.
Também
chamado de idade da “PEDRA POLIDA”.
Durante esse período surgem a AGRICULTURA
e a PECUÁRIA resultantes do cultivo da terra e
da domesticação de animais para o trabalho provoca o “SEDENTARISMO”.
As primeiras aldeias são construídas próximas a
rios, de modo
a usufruir da terra fértil (onde eram colocadas sementes para plantio) e água
para homens e animais.
O trabalho passa a ser dividido entre homens e mulheres, os homens cuidam da segurança, caça e pesca, enquanto as
mulheres plantam, colhem e educam os filhos.
A disponibilidade de alimento permite também às
populações um aumento do tempo de lazer, e a necessidade de armazenar os alimentos e as
sementes para cultivo leva à criação de peças de
cerâmica, que vão gradualmente ganhando fins decorativos.
O COMÉRCIO NA “PRÉ-HISTÓRIA”
Surge o comércio que facilita a troca de materiais.
Uma aldeia, ao produzir mais do que o
necessário e, para não perder grande parte da produção que não iria ser
utilizada, troca o excesso por peças de artesanato, roupas e outras utensílios com outras aldeias.
EXISTIA DINEHIRO NA “PRÉ-HISTÓRIA”?
“Era, na época, representado por sementes. Estas sementes, diferenciadas
umas das outras, representavam cada tipo, um valor diferente.”
RELAÇÕES SOCIAIS
Com o surgimento da agricultura, surgiram
mudanças não só nos instrumentos de trabalhos e na formação
de cidades, mas também nas relações sociais entre os homens.
No inicio, a produção agrícola era um empreendimento
familiar: pai, mãe, filhos e filhas de diversas idades, cada qual passou a
trabalhar a terra com determinados deveres fixados por tradição.
O investimento de muito
trabalho no cultivo da terra, porém, levou ao desejo de posse da terra e à criação
do direito de herança. O primogênito herdava a
terra e os mais jovens, sem possuírem terras
próprias, passavam a servi-lo; ou, então, a servir a outros donos de terras.
CARACTERÍSTICAS GERAIS
O uso de instrumentos de metal provocou um grande salto na produção agrícola.
Religião.
Habitações.
Vestuário.
Cultura.
RELIGIÃO
A arqueologia registra que nos períodos
Paleolítico e do Neolítico houve a primeira
manifestação humana de uma religião a qual baseou-se no culto à mulher,
ao feminino e a associação desta à Natureza, ao poder de dar a vida .
Escavações apresentaram que
estas estatuetas eram encontradas muitas vezes numa
posição central, em oposição aos símbolos masculinos localizados em
posições perféricas ou ladeando as estatuetas femininas.
HABITAÇÃO
Nas casas redondas, a família sentava-se em bancos de pedra, encostados às
paredes.
Os lugares eram ocupados segundo a idade e posição social.
As camas normalmente eram feitas do mesmo
material que as paredes. As casas tinham apenas uma divisão com uma lareira para aquecer.
Os materiais de
construção eram sólidos, como a argila seca ou madeira, os alicerces eram em
pedra ou pilares de madeira, e cobertos por terraços ou telhados feitos de colmo.
VESTIMENTAS
Os homens usavam saias de lã negra ou de tecidos de pele de cabra, que caíam sobre bragas,
uma espécie de calças curtas e largas.
As mulheres usavam
roupas coloridas e cobriam a cabeça com véus que caíam até aos
olhos, escondendo os cabelos entrançados.
CULTURA
O cultivo da terra deu origem a cultos
agrários, já que os homens acreditavam que havia fenômenos naturais e forças
sobrenaturais que influenciavam as colheitas. Surgiram assim as primeiras estátuas, que mostram uma
deusa, ligando a fertilidade da mulher à fertilidade da terra.
Outra manifestação de
arte foi a criação dos monumentos megalíticos, para o culto funerário.
Os mais simples são os MENIRES e os DÓLMENS. O
agrupamento de vários menires em linha ou círculo dá-se o nome de CROMELEQUES.
MENIR
DÓLMEM
CROMELEQUE
A ARTE RUPESTRE
Arte rupestre se
aperfeiçoa e
as representações ganham novos destaques.
FERRAMENTAS
Não só a arte evoluiu, mas o homem pré-histórico aprendeu a polir a pedra e transformar o
metal em armas de caça e utensílios domésticos.
Professor: Eliandro Verissimo
Titular
da disciplina de História dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II
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