segunda-feira, 9 de julho de 2012

História Antes da Escrita - Paleolítico


• A Etimologia da palavra vem do grego e quer dizer “antiga pedra”.
• Também conhecido como idade da “pedra lascada”.
• Refere-se ao período pré-histórico compreendido entre 500.000 a 18.000 anos antes de Cristo. Quando os ancestrais do homem começaram a produzir os primeiros artefatos em pedra lascada.

OS HABITANTES DESSE PERÍODO
 Nesta época, o ser humano habitava cavernas, muitas vezes tendo que disputar este tipo de habitação com animais selvagens.
 Quando acabavam os alimentos da região em que habitavam, as famílias tinham que migrar para outra região. Desta forma, o ser humano tinha uma vida nômade.
Vivia da caça de animais de pequeno, médio e grande porte, da pesca e da coleta de frutos e raízes como meio de vida.  


LINGUAGEM
 Nesta fase, os seres humanos se comunicavam com uma linguagem baseada em pouca quantidade de sons, sem a elaboração de palavras.
 Uma das principais formas de comunicação eram as“Pinturas Rupestres”.
As pinturas eram executadas a dedo, com o buril, com um pincel de pelo ou pena, ou ainda com almofadas feitas de musgo ou folhas. Representavam a caça, danças, rituais ou guerreiros.
 Eram utilizados materiais como corantes minerais nas cores, ocre-amarelo, ocre-vermelho e negro.
 Sangue de animais.
 O Homem, antes de escrever, pintou, sendo considerada a primeira expressão globalizada da capacidade de simbolizar do homem. Esta arte, gravada nas paredes e tetos rochosos das cavernas habitadas ou também em superfícies rochosas ao ar livre, permitia a troca de idéias e a manifestação de sentimentos.
CARACTERÍSTICAS GERAIS
 Descoberta dos meios de interação com a natureza.
 Vivia em pequenos grupos nômades e se abrigava em cavernas.
 Desenvolve a linguagem para se comunicar.
 Fabrica e usa trajes de pele para se abrigar do frio.
 Usa o fogo para cozimento de alimentos e defesa contra animais.
 Inicia a arte (pinturas rupestres) nas cavernas: figuras de animais, de cadáveres e cenas de caça
 Acredita na magia e tem sentimento religioso: enterrava os mortos e protegia os túmulos com pedras.
Economia:
 Caça e coleta.
Habitação:
 Vida móvel – cavernas, mocambos, muitas vezes perto de rios e lagos.
Sociedade:
 Bando de coletores e caçadores (25–100 pessoas).
Religião:
"Imagem de uma Vulva feminina, provavelmente fazendo alusão á uma Divindade"
A crença em vida após a morte aparece primeiramente no fim do Paleolítico, caracterizada pela aparição de rituais de enterro de mortos, e culto aos ancestrais. 
VÊNUS DE TAN TAN – MARROCOS

VÊNUS DE WILENDORFF - Áustria
OS SACERDOTES
Padres e serventes de santuário aparecem na pré-história.
 A gruta du Sorcier (do Feiticeiro)
 Se encontra na cidade fronteiriça de Saint Cirque na frança.
"além da crença na reencarnação como forma de religiosidade das pessoas no período antes da invenção da escritaesta crença era estabelecida na figura principal da divindade do sexo feminino, não há até os dias de hoje nenhum sinal de que, o homem do período antes da invenção da escrita, houvesse cultuado divindades que não fossem femininas, porém seus sacerdotes eram do sexo masculino.
Isso mostra que o homem dessa época foi o que mais teve respeito pelas mulheres, visto que as tarefas mais importantes dessa sociedade eram  realizadas pelas mulheres. A reflexão momentânea que tive foi que, Como as mulheres são os seres humanos iluminados por terem o dom de dar á luz a outros seres da sua mesma espécie, e serem também os seres mais afetuosos e carinhosos em relação aos seus próximos, os homens dessa sociedade as viam como divinas e as cultuavam como tal, MERECIDAMENTE!"

FERRAMENTAS
 Usa ferramentas feitas a mão e objetos encontrados na natureza de pedra, osso, madeira como anzóis e agulhas de osso, arco e flecha de madeira, machados, martelos,lâminas cortantes, arpões feitos de pedra lascada.


A DESCOBERTA DO FOGO
 O homem primitivo inicialmente observou esse fogo surgindo espontaneamente, aos poucos perderam o medo dele e começaram primeiramente utilizá-lo de vez em quando e de maneira desorganizada, como fonte de iluminação e aquecimento.



COMO DOMINAR O FOGO 
 Foi necessário descobrir como mantê-lo aceso.
 Isto também resultou provavelmente da observação de que brasas resultantes da queima natural de madeira podiam ser realizadas pela ação do vento, ou pelo sopro, fazendo a chama reaparecer.
COMO REPRODUZIR O FOGO
 A etapa seguinte era fazer produzir o fogo, talvez novamente pela observação eles notaram que o fogo aumentava pelo aquecimento de galhos ou folhas secas, isto indicou que a chama poderia ser iniciada com temperaturas elevadas.
 Desta forma, a descoberta de que o atrito entre dois pedaços de madeira seca, aumentava a temperatura e produzia a chama, que podia ser ativada pelo sopro.
"CENA DO FILME - A GUERRA DO FOGO" 

 UTILIZANDO O FOGO
 Depois que o homem descobriu sua utilidade e como acendê-lo, passou a assar a carne e a cozinhar vegetais e junto ao fogo se reuniam, descansavam e se protegiam do frio e dos ataques de animais ferozes.
"CENA DO FILME - A GUERRA DO FOGO"
VÍDEO DOCUMENTÁRIO - "Vivendo entre as Feras"
Professor: Eliandro Verissimo
Titular da disciplina de História dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II





Nenhum comentário:

Postar um comentário